UMA PAGINA VIRTUAL COM A IDEIA DE RESGATAR, LOCAIS HISTORICOS, QUE ESTÃO APAGADOS NO COTIDIANO COLETIVO. UM ESPAÇO ONDE O PASSADO SE MESCLA COM O FUTURO, PARA A FORTIFICAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO ESPIRITO CULTURAL QUE HABITA TODOS NOS!
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
TRILHANDO ARROZ MANUALMENTE
Creditos da Foto: Alan Otto Redu
Foto Gentilmente Cedida do Acervo Familiar de Adi Ribeiro Canto
POR VOLTA DA DECADA DE 1940, NO PANTANOSO UMA DAS PRICIPAIS FONTES DE RENDA EXTRATIVISTA VEGETAL ERA A PRODUÇÃO DE ARROZ, DEPOIS DE COLHIDO E TRILHADO, ERA REMETIDO AS EMPRESAS DE PELOTAS-RS, PARA LÁ FAZEREM A SECAGEM E DEPOIS O PROCESSO DE EMBALAGEM FINAL, MOVIMENTANDO A ECONOMIA DAQUELE MUNICIPIO. NESTA ETAPA QUE VEMOS NA FOTO RETRATADA NA PROPRIEDADE DO SR. RAMÃO CANTO ( O HOMEM QUE NOS ACENA SENTADO NO TRATOR) NO 3° SUB DISTRITO DE CANGUCU-RS, VEMOS O ARROZ SENDO TRILHADO PARA QUE AS IMPUREZAS NÃO SE MISTURE AO GRAO LIMPO, HOJE EM DIA O ARROZ È BENEFICIADO ELETRONICAMENTE, JA SEPARANDO AUTOMATICAMENTE PELO TIPO E OUTRAS ESPECIFICAÇÕES,ASSIM JA EXCLUINDO OS GRÃOS QUE NÃO SE FORMARAM DIREITO, OUTRAS ERVAS QUE A CEIFA "AGARRA" NO CORTE E OUTRAS PARTICULAS QUE SE MISTURAM AO PROCESSO DE COLHEITA JUNTO A AS "MARACHAS" E AS RESTEVAS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabens, Alan....
ResponderExcluirEsta foto nos tras recordações muito importantes,nos faz ver que o elo maior que é a familia deve ser sempre valorizado.
Fátima, neta do sr.Ramão Canto.